terça-feira, 13 de janeiro de 2015


O TREINO


E quando corro estático nesse tapete que passa por baixo dos meus pés, o tempo atravessa no seu ritmo alheio ao meu esforço, à minha vontade de o alcançar. E passo após passo procuro me focar no mesmo horizonte imutável, mas o meu pensamento permanece preso ao objetivo que fixei. Arranjo mil artifícios para me abstrair da lenta monotonia em que as minhas pernas se movimentam sem parar.
O desejo de sucesso vence o cansaço, o psíquico sobrepõe-se ao físico e cada dia nesta batalha que me vicia, proponho-me alcançar as minhas metas. Os resultados estimulam, minimizam a inércia, como que um chamamento, um encantamento. E agora sentado, relaxado após mais um treino, o meu corpo ainda reage a este ritual. Certamente que cientistas, atletas e curiosos terão as explicações para esse fenómeno, mas eu que escrevo o que sinto, reflito sobre isso e divago sobre esta sórdida motivação.
O caminho é de sacrifício, de empenho, de resistência e atravessa fases de energia e de fadiga. Porém, metro a metro, minuto a minuto, aproximamo-nos sem nos apercebermos, do que atrás nos parecia longínquo. A energia dos primeiros instantes há muito que se esbateu, foi sendo gradualmente transformada na perseverança e resiliência. No final, nos últimos instantes ainda nos resta este folego adicional que transporta a alegria de atingir o fim. E não interessa a forma, chegar é a motivação, a vitória.
Cada conquista é nossa, merecida. Vivemos dentro de nós momentos de grande autoestima. Aprendemos a confiar na nossa determinação de atingir os objetivos a que nos propomos, sempre conscientes da nossa capacidade e assim nos fortalecemos para o treino seguinte, para a mais simples das tarefas, ou a mais dura das decisões. No vazio em que percorro cada quilometro, o meu espirito vagueia pela minha vida, tal como os sonhos, nem sempre me recordo como foi, mas estou certo que é assim.
Estou aqui em silêncio, o meu corpo agradece cansado o meu esforço e a minha mente ainda acelerada ainda percorre esse vastíssimo infinito do pensamento, cruza os sentimentos, reflete as emoções. Continuo entregue a mim próprio neste delicioso momento em que tanto parece ser possível e tangível. Não me entrego à ilusão do inatingível, não perco tempo, pois quero ser feliz com o que tenho e poderei vir a ter.
Sabia que este treino me iria fazer bem, já fui com vontade de escrever, inspirado na ideia de alcançar um texto, revelar o que vivo nestes instantes. Amanhã volto a treinar....


Nenhum comentário:

Postar um comentário